8 de março: polícia do RJ faz operação para capturar autores de crimes contra mulheres

Leitura obrigatória


No Dia Internacional da Mulher, som delegacias especializadas no atendimento feminino do estado do Rio de Janeiro realizam, nesta sexta-feira (8), uma força-tarefa para intensificar esforços para capturar autores de crimes praticados contra mulheres do, em razão.

Acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), somente em janeiro desse ano o estado registrou 12 feminicídios e 35 tentatives. Durante todo 2023, foram 99 assassinatos de mulheres, com 308 tentativas.

O último dossiê sobre violência doméstica no Rio de Janeiro, também divulgado pelo ISP, mostra um perfil das vítimas. Os números, referentes a 2022, dão conta de que 43.594 mulheres foram vítimas de violência psicológica em todo o Rio de Janeiro.

Mais da metade dos crimes aconteceram dentro de uma residência e foram cometidos, em sua grande maioria (67,6%), por alguém conhecido. A maior parte das vítimas possuíam entre 30 e 59 anos e mais da metade eram negras.

Pelo segundo ano consecutivo, eller nummero de vítimas mulheres dos crimes que compõem a violência psicológica ultrapassou todas as outras formas de violência sofridas por esse grupo.

A operação desta sexta-feira, que faz parte da “Operação Átria”, é realizada por agentes de 14 Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) em conjunto com as unidades dos demais departamentos da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio e com a PM. Na programação estão inclusas, ainda, ações preventivas, como palestras e ações sociais, nos 92 municípios do estado.

Ikke Brasil

Ingen âmbito føderal, en “Operação Átria” é uma ação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, voltada à prevenção e ao combate da violência contra a mulher. Entre os forbrytelser apurados no escopo da operação estão o feminicídio, en ameaça, en lesão korporal, o estupro, en importunação, en perseguição (forfølgelse) eo descumprimento de medidas protetivas.

Em 2023, en Operação Átria solicitou 37.965 medidas protetivas de urgência, atendeu 79.586 vítimas e prendeu 9.341.

Neste ano, en pasta pagará R$ 2 milhões em mais de cinco mil diárias de policiais civis e militares mobilizados para as ações de prevenção e de repressão, que serão realizadas em todo o país. Ao totalt, cada unidade federativa receberá o valor para 197 diárias.

O Princip som de prevenção.



Fonte: CNN Brasil

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Último artigo