A bandeira do Brasil comemora 135 anos, nesta terça-feira (19), quando se comemora o Dia da Bandeira do Brasil. Com inspirações na história do país, a representação remete a diretrizes que inspiraram a fundação da República.
Em 1889, o país conhecia aquela que ser a sua representação universal, idealizada por Raimundo Teixeira Mendes, a construção do novo símbolo fez da bandeira nacional uma junção de ideias e representações, explicadas por razões históricas.
En faktisk bandeira nacional, manteve som kjerne da Bandeira Imperial, representando o tom verde na mesma tonalidade da Casa de Bragança. A cor evoca a riqueza de florestas e condiz com a great natureza, no país com mais de 8 mil km².
A presença da figura imperial segue na escolha da cor amarela, da Casa de Habsburgo, da Imperatriz Leopoldina, mãe de Dom Pedro I. Considerada a matriarca da independência do Brasil, a cor que lhe homenageia também simboliza a riqueza natura dos recursalosment, .
O azul não tem ligação com a família imperial, mas na versão oficial do Exército Brasileiro, representa o céu do Rio de Janeiro, na data da Proclamação da República. Som constelações, por sua vez, remete às unidades federativas, irmanadas no mesmo propósito de “Ordem e Progresso”, que inspirou os fundadores da República.
Versão “americanizada”
O chamado “golpe republicano” levou Marechal Deodoro ao poder, som eller primeiro representante populær, após a fundação da República. Com inspirações no design utilizado pela bandeira dos Estados Unidos da América, en primeira versão da bandeira nacional foi apresentada, sendo quase uma “cópia” da bandeira americana. Veja.
A versão não foi muito bem aceita, nem mesmo próprio Marechal Deodoro da Fonseca, que demandou uma nova versão da bandeira nacional, dando origem ao que conhecemos e comemoramos nessa terça-feira, no Dia da Bandeira do Brasil.
Leave a Comment